15/09/12

Is it Good?


Muitas vezes, queremos revelar aquele lado B*** que temos a determinadas pessoas. No meu caso? À minha ex chefe. Mas o melhor é mostrarmo-nos calmas e serenas diante de situações constrangedoras.  Não digo que ela seja um monstro, porque não o é... eu até no fundo gosto dela, só que nos últimos tempos, a presença dela teve efeitos negativos na minha personalidade. E não sou eu que digo isso, estou simplesmente a repetir afirmações que muita gente que me conheceu no modo ante e pós a presença dela na minha vida.
Não sou perita para falar de relacionamentos com chefes, até porque esta, foi a minha primeira experiência, mas gosto de ler sobre relacionamentos humanos e sobretudo abordar nas minhas conversas. E quando se trata do primeiro emprego vs relação hierárquica, é sempre um pouco diferente.
É preciso seguir as suas regras, a sua metodologia de trabalho que muitas vezes não é a melhor, cumprir deadlines estúpidos e pior de tudo é concordar com ele quando se sabe que as coisas estão erradas.
Porquê desse post? porque recebi um comentário de uma teadrinker sobre demissão e mais dois que continuam no anonimato sobre a relação chefe/empregado e os tipos de chefe que encontramos.


Os chefes incompetentes marcam reuniões e, em cima da hora desmarcam, ou mesmo por serem chefes, não comunicam que a reunião foi cancelada (já me aconteceu)*. Não assume as suas falhas e quando se chama a atenção para uma possível falha, não dá ouvidos.

Há muita gente que não precisa ser chefe para ser arrogante, isso parte da natureza de cada ser. Aparentemente há outras, que assim que assumem o poder, tornam-se arrogantes, ou porque o poder exige que assim seja, ou o poder subiu-lhe a cabeça. Este tipo de chefe, começa a falar com certa agressividade com os seus funcionários. Para lidar com pessoas assim, é preciso ter mais maturidade que eles, são não tiver, esqueça. É importante que reforce o seu lado profissional: esclarecendo quais são as suas funções e peça para ser objectivo nas suas críticas. (também já me aconteceu, motivo pelo qual me demiti)*

É como um pau com dois espetos, pode ser que eles queiram dedicação, mas há aqueles que querem exclusividade. Querem que esteja disponível a todo o tempo. Parece que pretendem que abdiques da tua vida social em prol da profissional... Ponha em antemão os pontos nos "i" e os traços nos "t" antes que seja tarde demais. (curiosamente, também já passei por situação semelhante)*

Visto que já passei por qualquer uma das situações, posso dar conselhos, que não tive acesso e que se pudesse voltar atrás com alguma das minhas atitudes, das duas uma: ou seria demitida, ou conseguiria um pouco mais de respeito.
Enfrente a situação com equilíbrio e cabeça fria

1* Exponha as suas metas pessoais (caso queira ficar na empresa). Se o teu chefe percebe que quer crescer mais, tende a respeitá-lo. 
2* Manrenha a calma. Mesmo que seja bastante agressivo, arrogante e temperamental, não percas a razão até porque, aplicando o velho ditado, ele tem a faca e o queijo na mão. 
3* Respeite-o ( mesmo que ele não mereça), não faça da crítica do teu chefe o teu passatempo favorito





Sem comentários:

Enviar um comentário

Keep calm and leave a comment