"Os primeiros cérebros surgiram na terra há cerca de 500 milhões de anos, passaram uns 430 milhões de anos a evoluírem para os cérebros dos primeiros primatas e mais de 70 milhões de anos para os cérebros dos primeiros proto-humanos. - Bem, qualquer coisa aconteceu aí mas ninguém sabe dizer o que é exactamente" - Daniel Gilbert.
Neste desenvolvimento cerebral humano passou a existir uma pequena massa cinzenta conhecida como Lobo central. O Lobo Central - é o aumento recente do cérebro humano que nos permite imaginar o futuro. (Fonte internet).
Houve pessoas que viveram sem o Lobo central, como é o caso do famosíssimo Phineas Gage que perdeu uma boa massa cerebral e o lobo central num acidente no trabalho em 1848. Até a data os cientistas achavam que era impossível viver sem o lobo central, mas Phineas Gage foi o caso que mudou a drasticamente a opinião da ciência.
No século XX, nos anos 30, António Egas Moniz procurava uma forma de acalmar os seus pacientes agitados e psicóticos e quando ouviu falar de um processo novo chamado Lobotomia Central que consistia na destruiçao mecânica e química do Lobo Central, passou a praticar aos seus pacientes, valendo-lhe um prémio Nobel de Medicina em 1949.
Enquanto alguns cirurgiões avaliam o método de lobotomia central, os benefícios e os males estudos são feitos e chegaram hoje a uma conclusão: Ninguem morre se não tiver o Lobo Central. A falta de Lobo Central não prejudica o pensamento, o raciocínio nem a personalidade. Mas afecta a capacidade de planear.
As pessoas que nao têm o lobo central fazem as suas vidas normalmente, mas se lhes perguntarmos "o que pretendem fazer no futuro" elas sao incapazes de pensar, de planear um futuro, parecem viver num presente permanente.
Como deve ser bizarro e surreal cumprir uma sentença perpétua na prisão do momento, para sempre encurralado num perpétuo agora, um mundo sem fim, um tempo sem um mais tarde.
O Lobo Central é a ultima parte do cérebro humano a evoluir, a mais lenta a atingir a maturidade e a primeira a deteriorar-se com a velhice - é uma máquina do tempo que permite a cada um de nós abandonar o presente e experimental o futuro antes de ele acontecer.
Nenhum outro ser tem o Lobo central por isso somos o único ser vivo que é capaz de pensar no futuro.
Extractos por aí, por aí
With Love. TeaDrinker!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Keep calm and leave a comment